sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vergonha rotulada.



Ultima rodada do brasileiro, aqui pelo sul não podia ter algo que não fosse o tão temido e conhecido Gre-Nal. Na despedida do Olímpico (foco principal da mídia) o Internacional acabou estragando a festa gremista. Sem gols e sem vitórias, o Grêmio despediu-se do então estádio com grandes decepções. Uma partida de pouco futebol, se resultou polemica e vergonhosa para o futebol rio-grandense. Brigas, discussões, bate-boca, rojão na área técnica do Inter. De tudo teve, exceto futebol. O Internacional não foi ofensivo, mas a defesa é o melhor ataque, quando se joga com dez homens. Destino cravado ? Em um ano que Renan não teve espaço para atuar em sua função de goleiro, no jogo mais importante, relacionado à rivalidade do estado...foi ele!  Foi ele quem salvou o Colorado. Muriel, após fazer defesa fora da área, obteve punição máxima, Renan entrou em cena, jogando em quarenta e cinco minutos o que não jogou em um ano. Como se não bastasse o pouco futebol em campo, após Osmar Loss  simplesmente decidir que podia chutar a bola para longe, os jogadores perderam a cabeça, resultando em um grande tumulto entre técnicos, jogadores e árbitros. Além disso, algum torcedor gremista acertou um rojão em um dos indivíduos do departamento técnico do Inter.
 Um domingo sem futebol no Rio Grande do Sul, triste e decepcionante. Não somente para o Grêmio que encerra um ciclo importante de sua história com uma cena ridicularizada por indisciplina, que se despede do olímpico com um jogo tão vergonhoso, como também para o Internacional, onde quem aceita uma briga perde junto com o adversário, a razão. A torcida se fez presente, se fez torcedora, pagou o ingresso, torceu e cantou junto com seu time, para ver um bom futebol, com uma rivalidade saudável, no entanto o que se viu, foi uma marca de vergonha rotulada por jogadores que desacreditaram da partida, devido á condições do campeonato. Colorados, gremistas, vermelhos ou azuis, o torcedor estava  lá para ver futebol,o que justamente não se viu.
A rivalidade entre Inter e Grêmio sempre foi, e sempre será, extremamente grande. As flautas, as piadinhas que se inovam variando da criatividade, os telefonemas para tirar ‘sarro’ com o amigo após a derrota, é algo para admirar... Até o momento em que futebol deixa de ser jogado com os pés e passa a ser vergonha para qualquer torcedor. Independe do clube, da torcida, do estado, acredito eu, que cada um de nós, fanáticos e fies torcedores de  nossos clubes somos apaixonados, pelo futebol propriamente dito, pela história do clube, pelos ídolos que se consagram em nações,  pelos jogadores, e não por homens querendo se fazer homens brigando em campo. De nada adianta vestir camisas antes das partidas contra  atitudes como estas, e agir como tal.
Sejamos mais Inter. Sejam mais Grêmio. Sejamos mais rivalidade, sejamos menos indisciplinados e acima disso, sejamos Rio Grande do Sul, honrando e respeitando, seu time e o adversário.
 Texto produzido por: Gabriela Holzschuh 

2 comentários:

comente aqui